Com origem no verbo inglês “to comply”, que quer dizer cumprir, obedecer, estar de acordo, Compliance é seguir as leis, normas e procedimentos internos das organizações, além de parcerias éticas, seja com o setor público ou privado e seus fornecedores.
O objetivo do Compliance é cumprir todos os padrões e imposições exigidas pelos órgãos de regulamentação dentro de cada segmento de atuação, abarcando as esferas trabalhista, fiscal, contábil, financeira, ambiental, jurídica, previdenciária e ética.
Até bem pouco tempo atrás, o Compliance estava restrito às multinacionais e grandes empresas. Porém, desde a promulgação da Lei n° 12.846/13, regulamentada pelo Decreto n° 8.420/15, as empresas brasileiras começaram a adotar programas de Compliance para prevenir atos de inconformidade, já que, de acordo com a legislação, as empresas, de pequenos a grandes negócios, e não só seus colaboradores, poderão ser diretamente responsabilizadas pela prática de atos prejudiciais à Administração Pública, seja no Brasil ou no exterior.
A adoção de práticas e cumprimento de normas impacta positivamente em uma maior eficiência na atividade empresarial, destacando que ao adotar um programa de Compliance a empresa atrai o interesse de investidores e fornecedores.